Utopia na palma da mão

O que é possível?
O que é impossível?

Alguém disse uma vez: "Se consegues imaginar, é real."
E é ainda mais real quando sabemos, no mais fundo e verdadeiro de nós, que é possível.
É difícil, oh sim, é muiiito difícil. Mas é possível.
E não é isso que nos faz acordar de manhã e seguir pelos dias feliz e confiante? A mim é.

Mas às vezes não chega pensar, desejar. É preciso agir.
O que fazer quando não sabemos o que fazer?
A minha resposta foi: escrever!
E porquê?
Acima de tudo para não esquecer.

Um dia, pedi à minha mãe: "Por favor, se algum dia vires que me estou a acomodar, lembra-me dos meus ideais, lembra-me de quando eu acreditava que era possível lutar por um mundo melhor. Não deixes que me esqueça. Nunca me permitas que desista."

Atirar-lhe esta responsabilidade deixou-me mais tranquila. Mas a verdade é que tem que começar em mim.

Utopia na palma da mão é isso mesmo. Essa coisa quase imaginária, mas real, se o quisermos. Se formos ainda mais a querer.
Às vezes, quando estou muito atenta, vejo utopias que deixam de o ser, vejo o esboço de caminhos seguros... Mas depois vem a  vida, e distrai-me.
E outros dias, mesmo distraída, sou surpreendida pelas belezas mais inexplicáveis.

Quero aqui pensar sobre essas utopias, esses caminhos. Quero aqui partilhar os pequenos milagres do dia-a-dia que são ponte para novos sonhos, que não inspiração para novas lutas.

Se não conseguir mudar nada, que nunca seja porque deixei de acreditar, que nunca seja porque deixei de tentar.

2 comentários:

  1. Momi querida, Helena me falou do seu blog e passei para dar uma olhada. Por favor, continues nos lembrando sempre de que temos que tentar e nunca desistir de fazer deste mundo um lugar melhor. Quero te dar uma letra do Zeca Afonso de presente, aí vai. Beijinho. Geraldo
    -------------------------------------------
    Traz Outro Amigo Também
    Zeca Afonso
    Amigo
    Maior que o pensamento
    Por essa estrada amigo vem
    Por essa estrada amigo vem
    Não percas tempo que o vento
    É meu amigo também
    Não percas tempo que o vento
    É meu amigo também
    Em terras
    Em todas as fronteiras
    Seja bem vindo quem vier por bem
    Se alguém houver que não queira
    Trá-lo contigo também
    Aqueles
    Aqueles que ficaram
    (Em toda a parte todo o mundo tem)
    Em sonhos me visitaram
    Traz outro amigo também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geraldo! Muito obrigada pela "visita", pela partilha bonita e pelo incentivo.
      Saudades vossas, muitas :)
      Um abraço!

      Eliminar