Viver na Guiné-Bissau

é viver absolutamente feliz e profundamente livre. Porque te entregas. Porque aceitas. E só assim faz sentido.
 
Viver na Guiné-Bissau é emocionares-te vezes sem conta com o acolhimento simples, humilde e genuíno dos que te rodeiam.
É ganhar aversão à palavra "BRANCO" que te é dirigida e sempre te lembra que ainda és demasiado diferente.
Mas o tempo vai passando e "branco" é substituído pelo teu nome pronunciado pelas ruas por pessoas que nem sempre reconheces, mas saúdas com alegria.
Mais tempo passa e já és tu a chamar as pessoas quando as vês ao longe. Ja conheces a terra e a terra conhece-te. Mais tempo ainda e o crioulo dança na tua boca em conversas que manténs orgulhosa.
 
Viver na Guiné-Bissau é aprender mesmo o que não queres, é sentires-te perdida e até desiludida, mas é também uma força gigante e irresistível que te faz ultrapassar todas as dificuldades e obstáculos e seguir maior e mais confiante. Mais plena. Mais inteira. Porque te lembras que este é o teu sonho. Que esta é a vida que queres. Que é bem mais difícil do que pensavas, mas vale a pena! 
E porque os guineenses são inspiração de magia em cada gesto, são exemplo de coragem e dedicação, de luta e preserverança.
 
Viver na Guiné-Bissau é receberes em ti a chuva que cai do céu, é saltares nas poças de água com os amigos que se tornaram família, é deixares os sorrisos molharem os lábios sem medo dos relâmpagos enquanto corres pela rua.
 
Viver na Guiné-Bissau é passar horas a tentar ver estrelas cadentes que teimam em não aparecer e se mostram dias mais tarde quando estás distraída mas precisavas, mais do que nunca, de um brilhozinho no céu.
 
Viver na Guiné-Bissau é passar horas dentro de jipes em estradas esburacadas no meio do mato, é percorrer de canoa os sitios mais bonitos do mundo, é distinguir dezenas de cantos de pássaros, é cansar o braço que acena às pessoas que te cumprimentam no caminho.
 
Viver na Guiné-Bissau é conviver (demasiado!) perto com os bichos e bichinhos. É passar a vida rodeada de poeira ou de lama; uma de cada vez, não as duas ao mesmo tempo, vá.
 
Viver na Guiné-Bissau é aceitar um ritmo de vida diferente, é treinares a tua paciência, é aprenderes a saborear, a desfrutar, a confiar. 
 
 
Há dias em que é preciso parar e contemplar.
Apesar das nuvens escuras no céu, deixemos o nosso olhar pousar nas cores do Arco-Íris.
 






 
 
 
 
 
Guiné-Bissau, terra sabi!

11 comentários:

  1. Que vontade de conhecer um pouco desse teu mundo, desse teu lugar, desse teu palco que de algum modo sinto como nosso ...!

    ResponderEliminar
  2. E é vosso, sem dúvida. Mais do que ninguém, vosso! Porque é aqui que confirmo todos os dias a minha essência: a família. Porque foram vocês que me permitiram voar e me guardam o ninho seguro.
    Maaaas, continuo à vossa espera para vos mostrar os pedaços desta terra.
    (Mana, não assinaste, mas és tu :D)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Estava a procurar sobre viver na Guiné-Bissau e aí achei este blog. Achei muito bonito o modo que descreveu teu amor por aí. Por acaso é guineense?

    Guiné-Bissau é um país fantástico. Torço para que logo saia dos problemas que vem passando para ser um país próspero de vez.

    Escreve textos bonitos. Também, sendo bonita, com a inspiração que tem, o resultado seria este. ;-)

    Saudações do Brasil!
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro!
      Eu sou portuguesa, a trabalhar numa ONG na Guiné-Bissau há um ano e pouco. Já estiveste por cá?
      Obrigada pelo comentário :)
      beijinho*

      Eliminar
  4. Olá Momi,
    Algumas referências na internet, e não só, indicam uma degradação muito acentuada da situação da segurança na Guiné, particularmente em Bissau. É mesmo assim? Está dificil e perigoso?
    Obrigado pela tua dica
    Feliz
    feliz@deq.isel.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz,
      não é nada muito explícito pelas ruas e pela vida de Bissau. Problemas de bastidores políticos e militares. Nos últimos meses as coisas têm estado bastante calmas :)

      Eliminar
  5. Ora viva!

    Vim em busca de uma perspectiva sobre um português a viver na Guiné e adorei o texto. Só não consegui encontrar o seu endereço de e-mail, e tenho pena, pois gostaria de lhe poder colocar algumas questões diversas e de sentido prático. Em todo o caso, voltarei aqui um dia destes (que agora vou de férias). Até para ler mais daquilo que tão bem escreve.

    Um abraço,
    APC

    www.camuflagens.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Aqui o meu e-mail: monicagomespacheco@gmail.com
      Qualquer coisa, disponha!
      Obrigada*

      Eliminar
  6. Bom dia Mónica :)
    Ainda está a morar na Guiné-Bissau?
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar