Arriscar

Arriscar é um pouco assustador.
Não arriscar é ainda mais.

Dar um passo em frente sem saber o que há depois da curva pode ser verdadeiramente aterrador. Mas, às vezes, a vida pede-nos que sigamos sem garantias de chão para pousar os pés no passo seguinte. E não adianta consultar mapas, pedir orientações. Não há certezas. Ninguém te poderá responder acerca do rumo da estrada, nem avisar para te desviares dos buracos. 
Tens que seguir, com cautela sim, mesmo um pequeno pânico a doer na barriga, mas os olhos abertos de atenção, focados de vontade. 

O que ressoa no teu coração?
O que te faz vibrar de entusiasmo enquanto sustens o ar no peito?
Escutar estas questões dentro de nós é a mais feliz das audácias; responder-lhes é o maior desafio que a vida nos põe; seguir a verdade das respostas é aceitar a vida enquanto aventura de ser.

E quando entramos nessa aventura pelas razões certas, nada pode correr mal. Nada. Tudo é construção e caminho. Cada coisa tem o seu espaço e é degrau mais próximo da meta, sem deixar de ser lugar que vale já em si mesmo. Até o medo é para lembrar a responsabilidade dos sonhadores, a beleza das conquistas.
Viver uma aventura é mais do que praticar desportos radicais, e menos também. É diferente.
É viver o perigo, não pela adrenalina, mas pelas tuas mãos maiores, pelo horizonte mais distante, o caminho mais largo e seguro. É aceitar cair e arranhar o joelho, é admitir erros e inseguranças, é querer aprender melhor dessas quedas e desses erros e integrá-los com orgulho no teu crescimento, no teu caminho.
Se é esta a tua aventura, o que te detém?

O que te faz arriscar?
É o amor?
É a paz?
É o sonho?

Ahhhh! Então, de que estás à espera?
Avança!

1 comentário:

  1. Avança, sem medo, com consciência, friozinho na barriga, angústia no peito, falta d'ar e com a certeza que vai dar certo, menos certo... mas no fim terás sempre um pouso... Há meus 20, 30 anos onde estão? Não avancei e nunca o esquecerei...

    ResponderEliminar