Essência

Há muita coisa a preencher os nossos dias, o nosso tempo, a nossa mente, os nossos espaços.
No meio de tanta coisa, tantas necessidades, tantos amigos, tantas ocupações, tantas roupas, tantos interesses... será que nos esquecemos de nós? Será que nos esquecemos do mais íntimo e simples? Será que deixamos de ver o mais óbvio? 
 
Acredito que todos, num momento ou noutro, nos demoramos na busca pelo essencial. Procuramos saber o que nos move, o que é realmente importante para nós.
Essencial não no sentido do básico, mas daquilo sem o qual não seríamos.
Não seríamos o que somos, quem somos.
Qual é, afinal, a minha essência? O que me faz SER?
Cuidado. A resposta é simples. Mas não estamos habituados a ser simples. A sentir simples. A desejar simples. Quando projectamos o olhar para longe à procura de respostas, os olhos esquecem-se de procurar no que sempre esteve ali tão perto. Esticamos o pescoço, erguemos a cabeça, arqueamos as sobrancelhas...
 
E lembro-me do que escrevi à minha mãe há não muito tempo:
Porque antes de saber para onde vamos, temos que lembrar de onde vimos, de quem somos. E porque a família será sempre a nossa casa, onde quer que esteja e onde quer que estejamos.
 
É como a saga do alquimista na busca pelo seu tesouro. Depois de correr todo o mundo, percebe que ele nem precisava ter saído de casa para o encontrar. Mas precisava. É incrível como crescemos quando saímos das nossas fronteiras (fronteiras geográficas, pessoais, emocionais, sociais); o mundo parece expandir-se para além dos seus limites; aprende-se tanto, cresce-se tanto. E, no fundo, é um crescer e aprender, e um descobrir um mundo maior só para reconhecê-lo mais pequeno do que alguma vez foi.
É engraçado, não é? Como vendo tanto, conhecendo tanto, viajando tanto, e todas estas experiências sendo tão profundamente gratificantes, enriquecedoras e significativas, algo em nós encontra um caminho que nos leva ao essencial. Mas também é verdade que voltamos a esse essencial com mais certeza, com mais verdade. Encontramos um mundo pequenino e agarrámo-lo com as mãos, transportando o mundo gigante dentro de nós.
Continuando a saciar a minha sede de mundo, hoje eu sei, no mais profundo de mim, o que é essencial.

3 comentários:

  1. Essencial é a inspiração que és na vida de todas as pessoas que têm a sorte de serem "tocadas" por ti!

    ResponderEliminar
  2. Momi concordo totalmente com Armada! Tu és um motor fundamental nas nossas vidas! É tão bom aprender e crescer contigo... Um abraço apertado recheado de saudades :)

    ResponderEliminar
  3. Somos motores na vida umas das outras, amigas!
    Obrigada por serem parte essencial do meu essencial :)
    Nô stá djunto.

    ResponderEliminar