Alguma vez

te esqueceste de amar?

Às vezes sinto que me esqueci de amar.

Aquele amor simples, mas verdadeiro. Suave, mas constante. Transversal a todas as vivências, a todos os cenários. Aquele amor que te faz amar. Amar a sério. E amar a brincar. Amar. Não importa quem.

Aquele amor que é só porque sim. Sem génese nem finalidade. Sem lugar e sem voz. Sem tamanho, porque imensurável. Mas leve como o ar, quando se ama como quem respira. Quando se ama sem pretensiosismos, sem vaidade. Quando se ama sem dizer nada a ninguém. Quando se ama no segredo do coração, no brilho dos olhos, na paz do sorriso.
Paz... Amar assim faz-nos estar sempre em paz. É a mais verdadeira e certa fonte de paz esta forma de amar.

Já não me lembro como foi, quem me ensinou, mas aprendi a amar assim na minha primeira missão. Tão pequenina que era ainda, tão inocente, tão ingénua até. Mas não me esquecia de amar. Então talvez fosse bem maior que hoje.
Mas depois achamos que era preciso mais. Que amar não era suficiente. Tínhamos que produzir coisas. Ensinar coisas. Amar sempre, mas a fazer coisas, muitas coisas, novas coisas, sempre mais coisas.
E quando tentamos ser mais, ser melhor, às vezes deixamos para trás o essencial.
E ser mais faz-nos, afinal, ser menos.

Entretanto cresci, e tenho as responsabilidades de gente crescida. Trabalho efectivo para fazer, formações para preparar, parâmetros para avaliar, observações específicas que depois dão lugar a relatórios.
Mas descobri que às vezes me esqueço de amar.

Então tenho que voltar atrás, começar de novo.

Porque se crescer implica perder essa espontaneidade bonita de quem ama, então talvez não faça muito sentido.

Agora eu sei. Primeiro quero amar. Com o coração todo. Começar por aí.
E depois, sim, analisar, avaliar, fazer relatórios.

Vou aprender a ser pequenina outra vez. Só assim serei maior.

2 comentários:

  1. Amo-te porque sim ... de modo espontâneo, natural, tranquilo ... Pelo que és, pelo que desejas, pelo que constróis ... Pelo brilho, pelo sorriso, pelo calor ... Sei que também me Amas e que assim é e continuará a ser, sem cobranças e sem falsas expectativas! Mana tu já És e já Amas como o coração todo, todos, sempre!

    ResponderEliminar
  2. Manaaaaa! Obrigada por encheres o meu coração :)
    Já falta pouco para ir encher a tua casa :p
    Abraço pleno de saudades*
    Amo-te muito!

    ResponderEliminar