Vai passar.


Devia ser mesmo proibido.
O sofrimento, se tem que ser sofrido, que seja para ser transformado em aprendizagem. E não. Não é cliché nenhum. É, quanto a mim, das mais importantes das capacidades. Deixar a dor doer. E, a seu tempo, deixar essa dor dar lugar a algo maior, mais bonito, perene.

Ninguém é menos por chorar. Só não se pode chorar com pena de si próprio. Chorar é como quem lava a alma para depois seguir viagem. Às vezes parece mais fácil o aconchego numa tristeza que nem se compreende bem. E talvez seja preciso um pouquinho disso também. Depende do que nos dói. Mas mesmo enquanto magoa, que nos tranquilize a certeza da paz que virá, do assunto chato que ficará resolvido, do relatório interminável que conseguiremos acabar, da desmotivação que havia onde há agora entusiasmo, da distância que parecia não ter fim e afinal já transpusemos.

Porque, no fundo de nós, sabemos bem que vai deixar de doer. E temos que preparar o coração para esse momento.

Há dias, um amigo meu via uma amiga triste, a chorar, e sem saber sequer o que se passava, disse-lhe só:
- Vai passar. Seja o que for, vai passar.

Quando ouvi, o meu primeiro instinto foi rir. (Logo eu, que rio de tudo!)

Mas depois percebi como era bonita esta simplicidade. E como não podia ser mais verdadeiro.

Então é isso mesmo: vai passar. Seja o que for.

Mas mais importante é o que fazemos depois. O que crescemos com isso. A paz boa de sentir que aprendemos a valorizar. É como o arco-íris no fim de uma grande chuvada.
Que dentro de nós, nunca haja chuva sem arco-íris, e que nos demoremos mais nele do que na água que caiu.

Sempre que alguma coisa me dói, e porque não tenho paciência para essa coisa chata de estar triste, começo logo a pensar no que aquela situação específica me pode ensinar e atrevo-me até a ficar antecipadamente orgulhosa por ultrapassar o que ainda não ultrapassei. É batota, eu sei. Mas quando a finalidade é paz no coração e sorriso nos lábios, estas batotas são perdoadas.

 “É proibido chorar sem aprender.”
Não é proibido chorar. Mas é proibido não aprender.

2 comentários:

  1. Momi... meu pedacinho de céu como pode alguém tão "pequenino" ter tanta sabedoria dentro de si...

    ResponderEliminar
  2. Minha Armandinha querida...! Um beijinho grande*

    ResponderEliminar