Campeão

 

Ele é campeão de prémios de diferentes modalidades desportivas, mas a sua maior força é mesmo o coração.
Nasceu adulto num lugar sem infâncias e experimentou a profundidade dos maiores sofrimentos que qualquer ser humano pode sentir. Guerra, fome e rua são apenas um excerto de uma história que não quer ser lembrada.
Quando o conheci, no entanto, trazia o sorriso doce e traquina, o olhar atento e cativante. Era, afinal, criança sem saber. E eu apaixonei-me no primeiro instante. Se há coisas que não se explicam, esta é uma delas. No fundo de mim sempre soube que ele já não ia sair da minha vida, porque eu nunca tinha amado assim.
Demorávamo-nos um no outro como duas pessoas que se reencontraram ao fim de muito tempo. Como se este encontro no meio de um Centro de Acolhimento de Crianças em Luanda tivesse sido combinado. Ninguém chegou atrasado. Ambos na hora certa. Ele menino pequenino experiente em sobreviver, ela menina mulher a descobrir o mundo fora de casa.
E, ao fim do que pareceu ser uma vida de entrega, chegou a hora de partir. O meu coração ficou e regressou apenas um ano depois. Como? Ah! Acho que é mais uma dessas coisas que não se explica. Se explicar que foram anjos, talvez as pessoas não percebam. Mas, na verdade, Deus põe alguns anjos entre nós, disfarçados de pessoas comuns. Nem eles sabem que o são, mas têm dentro de si uma força especial que os pode fazer mover montanhas ou apaixonarem-se por um menino que nunca viram e trazê-lo para a sua casa, para a sua família. Pois é... foi assim.
E este menino tinha agora a tarefa de se adaptar a todo um novo mundo, repleto de carinho e atenção, mas também de muitas exigências e expectativas. Começou, então, a aventura de equilibrar o passado com o presente, o sofrimento com o amor, as memórias com o dia-a-dia, as vontades com os deveres.
E o seu coração ia crescendo, sempre mais e mais.
Lembro-me de ficar a vê-lo descobrir e saborear a infância: a família, os mimos, os presentes, as brincadeiras, o Natal, o aniversário, os desenhos animados, a escola, os amigos.
Hoje poderia dizer que é um menino normal, não fosse ele tão grande dentro de si.
 
É por isso que sempre que alguém se alegra com mais uma vitória desportiva, eu me esforço para celebrar o que é esperado, quando no meu coração o que eu comemoro mesmo é a sua humildade, a sua simpatia, o seu empenho, a coragem com que se levanta dos erros e procura ser melhor, a grandeza com que enfrenta as injustiças. A vida é o verdadeiro campeonato, e nesse ninguém o vence!
 
Ele é o amor da minha vida. A minha maior alegria. O meu melhor companheiro. A minha mais deliciosa cumplicidade. As minhas maiores saudades.
 
E se celebramos o Dia da Criança, eu escolho como símbolo este menino de 12 anos que hoje é criança e um dia não foi, que junta em si mundos demasiado diferentes, que hoje partilha os dias com crianças que sempre o foram, mas que cresceu com meninos que nunca saberão o que é a infância.
 
Que este campeão possa continuar a crescer em paz e serenidade, alegria e amor, sabedoria e graça.

8 comentários:

  1. Ode ao amor! Esse amor puro, sem interesses materiais, apenas amor!
    Obrigada por conseguires contagiar-nos com o amor supremo: o da entrega aos outros
    Beijo grande até Bissau meu amor.
    Mami

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse amor que me ensinaste e ensinas.
      Abraço demorado de saudades*
      Estamos (sempre) juntas!

      Eliminar
  2. Amei da mesma forma que te amo!

    Papi

    ResponderEliminar
  3. Uma linda e comovente historia, que só um coração como teu nado e criado numa família tao especial poderia sentir e narrar. Formam sem dúvida uma linda família. Parabens minha querida pelo que és e pelo muito que sabes dar.
    toda a felicidade do mundo, pois dela és merecedora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!
      Que saudades vossas...!!!
      Beijinhos e sorrisos*

      Eliminar
  4. Sempre soube que eras um ser especial.....Tens em ti um amor imenso, uma alegria contagiante....és tu!
    Que assim seja sempre.....
    Um beijo enorme!

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho é a sorte de me "cruzar" sempre com pessoas bonitas. Grata. Muito grata.
      Saudades de rir contigo :)
      beijinho grande*

      Eliminar