Entretanto

De partida.

A Sóninha dizia há tempos que chegar à Guiné-Bissau não é um acto, é um processo. 
Partir também. Um processo lento, demorado, daqueles que se arrastam em tribunal recorrendo a todas as instâncias possíveis.
Pode parecer estranho, mas as despedidas são vivências profundamente solitárias. E só assim fazem sentido. Por mais que se materializem abraços e cartas, a verdadeira despedida é aquela que se vai fazendo em segredo no coração, nos momentos de silêncio em que todos trabalham concentrados, nos momentos de confusão e euforia em que todos dançam o corpo inteiro de paz e riso, e eu me paro em segundos demorados de contemplação. 
E estas pessoas bonitas e gigantes lá dentro de si, ficam ainda mais bonitas e mais gigantes. Eu a beber as suas belezas em solenidades que finjo banais. 
E a minha Guiné fica mais minha. Tão minha. Tão dentro de mim. Eu tão nela. Tão.
Porque vou embora, mas ainda não fui.
Entretanto, eu continuo aqui, entre tanto. Tanto!

2 comentários:

  1. Entretanto nós por cá vamos vivenciando estes momentos, entre tanto que dás de ti não te apercebes que existe um poço sem fundo de onde o amor brotará com a facilidade da corrente de um leito de rio que, entretanto, sem olhar aos obstáculos vai vencendo a adversidade do terreno. Entre tanto que dás ficam as acções, o desprendimento e a vontade intrínseca de dar sempre mais sem olhar que entretanto já tanto deste! Abraço-te com amor. Mami

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai amor exagerado de mãe é a melhor coisa do mundo mesmoooo...!

      Eliminar